A Juventude como tema central do próximo Sínodo dos Bispos


Paz e Bem, galera bonita!

Estamos iniciando mais um ano. Apesar de já terem se passado dois meses, este é o primeiro texto que envio a vocês nesse ano de 2017. Vamos bater um papo aqui sobre a boa notícia que alguns já devem ter recebido: o próximo Sínodo dos Bispos irá falar sobre nós, a Juventude. Vamos dar uma olhada sobre o tema e as intenções da Igreja para nós, jovens. Bora lá?

O que é um Sínodo?

A palavra SÍNODO, vem do latim sinodus, e quer dizer “encontro”, “reunião”, ou em sentido mais amplo “fazer um caminho juntos”. É um encontro dos Bispos convocado pelo Papa para tratar de assuntos considerados importantes para a caminhada da Igreja Universal. Daí os sínodos serem preciosos acontecimentos na vida de nossa Igreja.

O tema do próximo Sínodo dos Bispos

O Papa Francisco, juntamente com os Bispos representantes das Igrejas do mundo inteiro, tratará no Sínodo dos Bispos, que irá ocorrer em outubro de 2018, do tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Este tema nos atinge de cheio, no bom sentido da expressão. Somos jovens e caminhamos na direção de uma fé sempre mais madura e autêntica (deve ser nosso desejo, ao menos). Como caminhantes, devemos optar pelos caminhos que nos farão felizes, nos realizarão como pessoas humanas. Estamos numa fase da nossa vida em que as possibilidades de escolha estão o tempo todo batendo à porta do nosso coração: que caminho seguir? Que direção tomar? Qual é minha missão? São questões como estas que muitas vezes nos tiram o sono, não é mesmo? (Claro, a facul também nos tira o sono, suspiro... risadas...). Por causa desses elementos que constituem nossa fase existencial, o Sínodo ligará os três temas: juventude – fé – vocação. 

O Papa Francisco na sua carta aos jovens por ocasião da apresentação do documento preparatório para a 15ª Assembleia dos Bispos nos diz o seguinte: 

“Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: «Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!» ( Gn 12, 1). Hoje estas palavras são dirigidas também a vós: são palavras de um Pai que vos convida a «sair» a fim de vos lançardes em direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro do qual Ele mesmo vos acompanha”.

O convite do Papa é muito claro, muito tranquilo e muito favorável: deixar nossa terra, ou seja, deixar nossa comodidade, nossas maneiras preconcebidas de pensar a realidade. Sair em busca de nossos ideais com coragem e responsabilidade. Assumir a nossa missão. Mas para tudo isso, é necessário DISCERNIMENTO.

Discernir à luz da fé

Se precisamos assumir nossa missão no mundo, precisamos antes compreender qual a missão que temos. O que Deus me chama a fazer/a ser, no mundo atual? O discernimento exige de nós uma escuta da vontade de Deus. E onde é que Ele fala? Como nos fala? Isso cada um de nós deve desenvolver a sensibilidade de perceber. Deus pode me chamar de muitas formas, para as mais variadas missões. Ser pai, ser mãe, ser padre, ser irmã religiosa, ser irmão religioso, ser leigo a serviço da comunidade... Tudo nos vem de Deus e é para Ele que devemos olhar se quisermos responder com sinceridade ao seu chamado. 

Pra fim de papo, queremos dizer que a vibe das nossas próximas conversas será sobre essa temática. Vamos aprofundar o sentido da nossa fé e as diversas formas de servir a Deus e assumir seu projeto.

Um salve franciscano para todos, e como sempre, já sabem: para críticas, sugestões, dúvidas e xingamentos estamos nas redes,

Frei Renan Espíndola, no Facebook
@freirenanespindola, no Instagram
E bate papo através do WhatsApp mediante solicitação do número.

São Francisco e Santa Clara intercedam por todos nós e sejam abençoados!
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.